A maioria das pessoas bem sucedidas, sabe, intuitivamente, como é importante o papel que as outras pessoas representam nas suas vidas.
Os estudos mostram que 83% de todas as vendas baseiam-se no facto do cliente gostar do vendedor. Outros dados, na área de Recursos Humanos, chegaram à conclusão que as pessoas tendem a permanecer nos empregos onde se sentem apreciadas e valorizadas.
“O nosso Negócio – é Construir Relacionamentos”
Algumas empresas bem sucedidas, assim como os seus colaboradores, sabem como fazer a distinção entre o seu produto e o seu negócio.
A Macdonalds, por exemplo, vende Hamburgers, mas o seu negócio é desenvolver relacionamentos mostrando o valor dos produtos e o valor de lazer que é visitar um restaurante.
A IBM, vende computadores, mas o seu domínio do mercado deve-se à qualidade dos serviços de relacionamento com os clientes. Sendo um factor essencial no sucesso das empresas, os indivíduos bem sucedidos aprenderam o valor dos relacionamentos em tudo o que fazem:
Determinar Metas e Satisfação Mutua
O primeiro passo para o sucesso de qualquer tipo de relacionamento: Qual a meta? Que tipo de relacionamento se quer?
Ex. Entrevista de Emprego
Meta básica – fazer o entrevistador gostar de nós, valorizar-nos, fazer com que a pessoa tenha uma experiência positiva.
Meta final – Ser contratado
Quando as metas envolvem outras pessoas, temos de considerar o ponto de vista delas (Ecologia). Empresas que não consideram os interesses dos colaboradores, clientes e fornecedores têm menos sucesso. As empresas que ocupam os primeiros lugares em qualidade de produto percebida (pensam nas metas dos seus clientes como se fossem as suas), têm em média um retorno sobre o investimento de 30%, comparado com as outras empresas que ficam em último lugar com 5%.
Estabelecer e manter Rapport não-verbal
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